Massa de ar quente deve provocar dias abafados, principalmente no Grande Oeste, antes da chegada de uma frente fria
Santa Catarina deve enfrentar um período de calor intenso, causado pela intensificação de uma massa de ar quente. A situação preocupa principalmente o Grande Oeste catarinense, onde as temperaturas podem ultrapassar os 35°C e chegar perto dos 40°C na sexta-feira (6).
De acordo com a previsão, o calor começa a ganhar força a partir de quarta até sexta. No Oeste, além das altas temperaturas, o calor deve persistir ao longo de todo o dia, aumentando o desconforto térmico da população.
Nas demais regiões do estado, como o litoral e os planaltos, o calor também estará presente, porém de forma mais moderada até quinta-feira (5). A circulação marítima deve trazer mais nuvens, mantendo os termômetros próximos dos 30°C. Já na sexta, mesmo nessas áreas, as temperaturas podem se aproximar dos 35°C.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o calor é provocado pelos ventos de norte, que trazem ar quente das regiões centrais do país. Além disso, a aproximação de uma frente fria contribui para elevar ainda mais as temperaturas antes da mudança do tempo.
A frente fria deve avançar no fim de semana, entre sábado (7) e domingo (8), trazendo chuva e queda nas temperaturas. No litoral, planaltos e Vale do Itajaí, as máximas devem ficar entre 23°C e 28°C. No Oeste, apesar da redução, o calor ainda deve persistir, com temperaturas próximas dos 30°C.