Santa Catarina terminou o mês de fevereiro com um saldo positivo de 30.097 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Novo Caged divulgados nesta sexta-feira (28). Esse é o melhor resultado para o mês nos últimos três anos e o terceiro maior da série histórica iniciada em 2004.
A taxa de crescimento catarinense foi de 1,16%, acima da média nacional (0,91%) e também da média da região Sul (1,15%).
De acordo com o governador Jorginho Mello, o resultado foi influenciado por uma forte temporada de verão, com grande movimentação turística e estímulo ao consumo. “Santa Catarina recebeu muitos turistas, e isso movimentou a economia, gerando renda e novas oportunidades de trabalho”, afirmou.
A diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Planejamento (Seplan), Larissa Borges, destacou que todos os setores da economia apresentaram crescimento, com destaque para serviços (45,5% das vagas) e indústria (27,6%).
Setores que mais contrataram
O setor de serviços foi o que mais gerou empregos em fevereiro, com 13.718 vagas. Entre os destaques estão as áreas de administração pública (3.503) e educação (2.081). A indústria criou 8.318 vagas, especialmente nas áreas de produção de alimentos e confecção de roupas.
Já o comércio registrou 2.859 novos postos, com alta de 174% em relação a fevereiro de 2024. Metade dessas vagas foram no setor atacadista.
O Governo do Estado também destacou que o Sine está com mais de 9,8 mil vagas abertas, reforçando o bom momento do mercado de trabalho no estado.
Segundo o gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, Pietro Aruto, o estado contratou 13% mais trabalhadores do que no mesmo mês do ano passado. “Isso mostra a força do mercado catarinense e a importância de políticas públicas bem direcionadas”, destacou.