O governador Jorginho Mello autorizou nesta terça-feira (1º) a abertura do primeiro edital de inscrições do programa CNH Emprego na Pista, que vai ofertar 30 mil carteiras de habilitação gratuitas para a população catarinense. A iniciativa, coordenada pelo Detran-SC, tem foco na geração de emprego e renda em todo o estado.
O programa oferece a oportunidade para obtenção gratuita da CNH nas categorias A (moto), B (carro), D (ônibus e caminhão) e E (carreta). Também estão previstas vagas para mudança de categoria, adição de EAR (Exercício de Atividade Remunerada) e atualização de habilitações.
“É a CNH se transformando em uma carteira de trabalho. Vamos dar oportunidades reais para motoboys, motoristas e entregadores melhorarem suas condições de vida. O Estado vai bancar as taxas e custos do processo”, afirmou o governador Jorginho Mello durante o lançamento, em Florianópolis.
Como vai funcionar
O primeiro edital oferece 670 vagas em quatro municípios: Florianópolis, São José, Lages e Dionísio Cerqueira. Os interessados podem se inscrever online, pelo site do programa, e o processo seletivo será feito por sorteio após 30 dias de inscrições.
A expectativa é de que novos editais sejam lançados nos próximos meses, conforme mais municípios e centros de formação de condutores aderirem ao programa. A iniciativa também conta com apoio de médicos, psicólogos credenciados e da ENA – Escola de Governo, garantindo o suporte necessário para o processo de formação.
“Esse é um programa único no Brasil. Ele não é só social, é econômico. Estamos transformando a CNH em uma ferramenta para gerar emprego e melhorar a renda das famílias”, destacou Ricardo Miranda Aversa, presidente do Detran-SC.
Totalmente gratuito
O CNH Emprego na Pista é 100% gratuito para os candidatos selecionados. As taxas do Detran, exames médicos e psicotécnicos, aulas teóricas e práticas serão custeadas pelo governo estadual e parceiros do programa.
Além do governador e do presidente do Detran, estiveram presentes no evento representantes do SEST/SENAT, da Federação das Empresas de Transporte de Carga (Fetrancesc), secretários de Estado e outras autoridades.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do programa: www.detran.sc.gov.br
O edital completo também está disponível no portal.