Santa Catarina inicia o mês de abril com os primeiros sinais do outono. Uma massa de ar frio e seco, de origem polar, começa a avançar pelo estado entre esta quarta (2) e quinta-feira (3), trazendo temperaturas mais baixas e risco de geada em diversas regiões. No Alto Vale, os termômetros devem marcar mínimas próximas de 5°C.
De acordo com o Clima Terra, os impactos serão sentidos principalmente no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale. Já nas regiões mais altas da Serra e do Meio-Oeste, os valores podem cair ainda mais, chegando perto dos 0°C, o que aumenta o risco de formação de geada, principalmente no amanhecer de sábado (5).
Na faixa litorânea, a queda térmica será mais branda, com mínimas entre 11°C e 15°C. No entanto, o vento sul moderado, com rajadas que podem atingir 80 km/h, deve intensificar a sensação de frio.
Durante o sábado, a presença de nuvens vai manter as temperaturas amenas ao longo do dia, com máximas entre 22°C e 25°C no Oeste e Litoral e entre 18°C e 22°C nas demais regiões.
Previsão para os próximos dias
O frio mais intenso é esperado para o início do final de semana, mas as madrugadas de domingo (6) e segunda-feira (7) também devem registrar temperaturas mais baixas. A massa de ar frio perderá força gradualmente, mas deve manter o clima fresco, marcando o início de um outono mais típico, com dias amenos e noites frias.
A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda atenção, principalmente para agricultores, que devem se preparar para os efeitos da geada. Para a população em geral, é importante reforçar os cuidados com a saúde e manter-se protegido durante os períodos mais frios do dia.