Um laboratório clandestino de anabolizantes foi desmantelado nesta terça-feira (10), em Rio do Sul, durante a Operação “Quebra de Ciclo”, realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina em conjunto com a de São Paulo. A ação policial também ocorreu em Agrolândia, Pomerode, Blumenau (SC) e Bauru (SP).
Segundo as autoridades e reportagem da ND MAIS, a investigação, conduzida ao longo de um ano, revelou que o esquema contava com um nutricionista que coordenava o grupo, outro que receitava as substâncias e uma mulher responsável pela produção no laboratório instalado em uma residência no bairro Sumaré.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, quatro pessoas foram presas em flagrante, incluindo os dois nutricionistas e a produtora. As apreensões incluíram matérias-primas, embalagens, equipamentos eletrônicos e frascos prontos para comercialização. Estima-se que o grupo tenha movimentado cerca de R$ 1,2 milhão com os produtos.
O delegado Ronnie Esteves explicou que os insumos eram trazidos de outras localidades ao local de produção em Rio do Sul e, depois, revendidos com apoio de perfis em redes sociais. “Foi constatado que a produção ocorria aqui e depois os anabolizantes eram distribuídos por todo o país”, destacou.
Além das prisões, a Justiça determinou bloqueio de contas vinculadas aos investigados, suspensão de perfis utilizados para vendas online e apreensão de bens adquiridos com o lucro obtido.
Os envolvidos responderão por crimes de produção e distribuição irregular de medicamentos.