Santa Catarina amanheceu com cenário de filme nesta quarta-feira (2). A geada cobriu os campos, o chafariz congelou em Bom Jardim da Serra e os termômetros despencaram: a menor temperatura do estado foi registrada em São Joaquim, com incríveis -7,78°C.
O fenômeno foi registrado no Vale do Caminhos da Neve, a cerca de 3 km do centro de São Joaquim, na Serra. O local já é conhecido por ser um dos primeiros a congelar com a chegada de ondas de frio e faz parte do tradicional roteiro turístico da região. Já em Urupema, a "Capital Nacional do Frio", a mínima ficou em -7,38°C.
Veja as menores temperaturas registradas no estado:
São Joaquim: -7,78°C
Urupema: -7,38°C
Urubici: -6,14°C
Bom Jardim da Serra: -6,0°C
Painel: -3,85°C
Rio Rufino: -3,83°C
Brunópolis: -3,0°C
Bocaína do Sul: -2,76°C
Ibiam: -2,85°C
Lages: -2,26°C
Palmeira: -1,15°C
Florianópolis: 6,67°C
Criciúma: -1,28°C
Ituporanga: 2,08°C
Além da serra, o frio também chegou forte no Litoral, Sul e Vale do Itajaí. Em Bom Jardim da Serra, o frio foi tanto que o chafariz da praça central ficou completamente congelado. O cenário encantou moradores e turistas que registraram o fenômeno.
Onda de frio continua
De acordo com a Defesa Civil, essa onda de frio deve continuar até a manhã de quinta-feira (3). Segundo o boletim meteorológico nº 118/2025, o frio é causado por uma massa de ar polar que ainda atua sobre Santa Catarina. As temperaturas só devem começar a subir de forma mais significativa a partir de quinta à tarde.
Mesmo com o sol aparecendo na maior parte do estado nesta quarta, a sensação ainda será de frio. A exceção é o Planalto Norte, Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí, onde o tempo segue mais fechado.
Previsão para quinta-feira (3)
Amanhecer: Temperaturas entre -2°C e 5°C nas áreas do Oeste aos Planaltos.
Litoral: Mínimas entre 6°C e 12°C.
Tarde: Termômetros devem subir um pouco, com máximas entre 14°C e 17°C.
A Defesa Civil reforça a importância de atenção com idosos, crianças, pessoas em situação de rua e animais domésticos. A orientação é se proteger do frio e redobrar os cuidados com aquecedores e lareiras para evitar acidentes.