
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), em parceria com os municípios, iniciou nesta segunda-feira, 6 de outubro, a Campanha de Multivacinação voltada à atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação segue até o fim do mês e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra doenças que podem ser evitadas por meio da imunização.
Durante todo o período da campanha, todas as salas de vacinação do estado estarão abertas, avaliando o histórico vacinal e aplicando as doses em atraso, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Entre os imunizantes disponíveis estão vacinas contra poliomielite, sarampo, febre amarela, coqueluche, meningite e HPV, entre outras.
Segundo Arieli Fialho, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a ação é essencial para recuperar a cobertura vacinal perdida nos últimos anos.
“A atualização da caderneta é fundamental para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam protegidos, evitando o risco de reintrodução e circulação de doenças já controladas”, reforça Arieli.
O ponto alto da campanha será o Dia D de mobilização nacional, marcado para sábado, 18 de outubro, quando os postos de saúde estarão abertos em horário especial. A SES orienta que pais e responsáveis levem as cadernetas de vacinação para avaliação das doses que precisam ser aplicadas.
Além do público infantil e adolescente, a campanha também inclui ações de intensificação contra o sarampo, doença que ainda apresenta risco de reintrodução no estado. Pessoas de 12 meses a 59 anos poderão se vacinar contra o vírus.
O diretor da DIVE, João Augusto Fuck, destaca que a campanha também reforça o resgate de não vacinados contra o HPV.
“Além das crianças e adolescentes, a ação oportuniza a atualização das vacinas de sarampo e HPV para qualquer pessoa que esteja com o esquema vacinal em atraso”, explica.
Os municípios catarinenses também vão ampliar até dezembro de 2025 a vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos que ainda não completaram o esquema.
Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, pelo telefone (48) 99134-4078 ou e-mail [email protected].
No Instagram, acompanhe em @saude.sc.