
A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na tarde desta quinta-feira (9), uma operação de combate ao tráfico de drogas nas cidades de Rio do Oeste e Rio do Sul. A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia da Comarca de Rio do Oeste e contou com o apoio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Rio do Sul.
Segundo a corporação, a ofensiva é a segunda fase de uma operação que começou em setembro, a partir de informações levantadas após uma prisão em flagrante feita pela Polícia Militar no dia 18 de julho. Desde então, as investigações levaram ao cumprimento de mandados de busca e prisão preventiva, além de novas prisões em flagrante.
No município, a polícia cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Um jovem de 22 anos, de origem venezuelana, foi preso. Além da ordem judicial, ele também acabou autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Já em Rio do Sul, a operação resultou no cumprimento de um mandado de busca e outro de prisão preventiva contra um homem de 21 anos, também venezuelano. Durante a ação, ele foi preso em flagrante junto da cunhada, de 20 anos, brasileira. Ambos responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com agravante de envolvimento de adolescente.
Ainda em Rio do Sul, uma jovem de 17 anos, companheira do investigado, foi encaminhada à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI). Ela responderá por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.
Com esta fase da operação, o total de pessoas presas chegou a seis. Além disso, foram apreendidas drogas como crack, cocaína, maconha e ecstasy (MDMA), além de balanças de precisão e outros materiais utilizados na comercialização de entorpecentes.
As investigações seguem em andamento e, segundo a Polícia Civil, a conclusão do inquérito deve ocorrer já na próxima semana.