
Na tarde desta terça-feira (21), uma operação conjunta foi deflagrada em Rio do Sul para fiscalizar empresas que comercializam bebidas alcoólicas. A ação, que marca a primeira fase de um trabalho integrado, reuniu equipes da Polícia Civil de Santa Catarina (7ª DRP), Vigilância Sanitária e Procon Municipal.
O objetivo é identificar possíveis irregularidades em distribuidoras, bares, mercados, conveniências e casas noturnas, com foco no combate à venda de bebidas adulteradas ou falsificadas. Antes da operação, os agentes passaram por uma capacitação técnica oferecida pela Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), com sede em São Paulo.
De acordo com a Polícia Civil, a fiscalização poderá resultar em diferentes medidas, de acordo com a gravidade das infrações encontradas. Entre as possíveis consequências estão aplicação de multas, interdição de estabelecimentos e até prisão em flagrante, conforme previsto no artigo 272 do Código Penal. A infração pode gerar pena de reclusão de 4 a 8 anos.
A operação é a primeira de uma série de ações planejadas e, segundo os órgãos envolvidos, será intensificada nos próximos meses.