PUBLICIDADE

Projeto prevê menos taxas e mais rapidez para quem quer empreender em Agrolândia

Projeto apresentado pela prefeitura reduz burocracia, isenta taxas para MEI e agiliza alvarás para pequenos negócios

A Prefeitura de Agrolândia encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei complementar que cria medidas para facilitar a abertura, regularização e funcionamento de empresas no município. A proposta busca reduzir a burocracia, simplificar processos e estimular o desenvolvimento econômico local.

O Projeto de Lei Complementar nº 001/2026 prevê tratamento diferenciado para pequenos negócios, como microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. Entre os principais pontos está a isenção total de taxas municipais para o MEI, agricultores familiares e artesãos, desde a abertura até o encerramento da atividade.

Outro destaque é a dispensa de alvará para atividades consideradas de baixo risco, como negócios digitais ou exercidos em casa sem circulação de pessoas. Já para atividades de risco médio, o projeto estabelece prazo máximo de 24 horas para liberação de alvarás e licenças, mediante autodeclaração do empreendedor.

A proposta também fortalece a Sala do Empreendedor, que passa a ser o ponto único para entrada de dados e orientações, além de ampliar o acesso dos pequenos negócios às licitações públicas e incentivar compras da agricultura familiar local.

Segundo a Prefeitura no projeto apresentado, o projeto adequa a legislação municipal às normas federais e estaduais de liberdade econômica, garantindo mais agilidade, menos custos e maior segurança jurídica para quem deseja empreender em Agrolândia .

Agora, o projeto será analisado pelos vereadores antes de seguir para votação em plenário.

Leia o projeto completo clicando aqui

Foto: RBATV

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

WhatsApp
Facebook

Mais recentes

PUBLICIDADE

Você não pode copiar conteúdo desta página. Para usar as informações deve pedir autorização.